O Sal da Terra (The Salt Of The Earth) – 2014

Oi pessoal!

Hoje vou falar do documentário franco-ítalo-brasileiro “O Sal da Terra”.

O sal da terra

Sinopse: O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Conheci o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado há poucos anos, acho que em 2013. Não lembro direito se foi em uma reportagem do Fantástico ou uma entrevista no Jô Soares. Só sei que no ano de 2014, fui em uma mostra no CCBB do seu trabalho “Gênesis” e me apaixonei de vez! ❤

Imagem-da-mostra-Genesis-de-Sebastião-Salgado-4

Foto: Sebastião Salgado

É uma pena eu não ter conhecido antes, pois ele é, sem dúvidas, um dos melhores fotógrafos do mundo! Além de ser uma pessoa engajada em diversas causas interessantes.

Não sei se vocês sabem, mas me importo muito com questões ambientais. Cresci em um sítio no interior do estado do Rio de Janeiro, lá aprendi a amar os animais e a natureza em geral. No interior, você vê todo tipo de atrocidades cometidas contra o meio ambiente, e boa parte das pessoas fazem por pura ignorância.

Sebastião Salgado 1

Foto: Sebastião Salgado

Esse último trabalho do Sebastião Salgado me deixou intrigada e ainda mais encantada com o nosso planeta! Temos tantos lugares intocados, ainda nos dias de hoje… Além do trabalho como fotógrafo, ele ainda fez/faz um trabalho incrível na antiga fazenda de sua família. Ele transformou a área no Instituto Terra e plantou mais de 2,5 milhões de árvores.

sebastiao salgado iguana

Foto: Sebastião Salgado

Esse documentário conta a história desse fotógrafo, que sou super fã, desde seus primeiros trabalhos até a sua obra-prima “Gênesis”. É um trabalho lindo, que foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, neste ano.

sebastião salgado

Foto: Sebastião Salgado

Acredito que não seja um documentário que interessaria a todos, interessa sobretudo àqueles que, assim como eu, admiram o seu trabalho e sua história.

Sebastião Salgado

Um pouco mais sobre sua história pode ser encontrado aqui!

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pG3YLpZKomE

Nota do filme no IMDB: 8,4

E aí, vocês já viram?

Beijos! Até mais!

14 comentários sobre “O Sal da Terra (The Salt Of The Earth) – 2014

  1. Não conhecia o trabalho desse fotógrafo (não conheço muita gente da área da fotografia) mas fiquei agradavelmente surpreendida! O Sebastião Salgado é sem a menor dúvida um artista e um ativista. Qualquer pessoa que lute pelo meio ambiente merece o meu respeito. E esse documentários deve ser muito bonito *–*

    Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu conheci o trabalho dele na faculdade, mais ou menos em 2013, também. Mas confesso que não sabia desse engajamento em causas ambientais e fiquei super curiosa pelo documentário! As fotos dele me chamam a atenção justamente pelo olhar que ele demonstra ter, em relação aos animais e aos locais intocados pelos humanos, como tu falou. Adorei a dica!! Beijão!

    desapegomental.com

    Curtir

  3. Eu vi essa exposição Gênesis em Curitiba alguns meses atrás. Realmente muito bela. Ele captou alguns momentos na África e Brasil que foram sensacionais. Excelente trabalho! Mandou bem no post.

    Curtir

  4. Estou estudando fotografia agora, e to gostando muito . Meus professores falam muito do trabalho do Sebastião salgado , ele tem um olhar que sei lá captura as coisas já vistas mas de uma maneira diferente.
    Ainda não vi o documentário, e esse post foi ótimo pra me lembrar que tenho que ver , obrigada !

    Se puder dá um pulinho pra conhecer meu blog https://motivosnaomefaltam.wordpress.com/ e minha fanpage no facebook https://www.facebook.com/motivosnaomefaltam?ref=hl

    Beijos absurdos ♡

    Curtir

Deixe um comentário

