Opinião: Faculdade de Direito

Oi pessoal, o post de hoje vai ser um pouco diferente…

Algumas pessoas já perguntaram a minha opinião sobre a faculdade que eu fiz – Direito – por isso resolvi aproveitar esse espaço para compartilhar com vocês minha experiência. Vamos lá!

direito

Desde que me entendo por gente, sou super sonhadora! Na adolescência não era diferente, vivia me imaginando fazendo milhares de coisas, inclusive Direito. E acabei escolhendo esse curso por influência familiar.

No Ensino Médio já tinha decidido o que queria, era Direito e ponto final. Só que, apesar de ter pessoas na minha família formadas nesse curso, eu não fazia a menor ideia do que era estudar Direito, como seria o meu trabalho na área e tal.

Meu primeiro período foi ótimo, adorei tudo! As matérias eram menos específicas, estudei Ciência Política, História do Direito, Introdução ao Estudo do Direito e outras matérias. Tudo era mais tranquilo e só te dava uma ideia de como seria o curso.

A partir do terceiro período comecei a ter matérias específicas e comecei a me decepcionar um pouco com o curso. Percebi que não tinha muito a ver comigo, mas ainda  gostava de algumas matérias.

Quando cheguei no sétimo período, comecei a  estagiar e começou o escritório modelo na faculdade (Núcleo de Prática Jurídica). A partir daí resolvi desistir, não queria mais fazer o curso. Nessa hora é que você realmente coloca a mão na massa e tem uma ideia melhor de como será sua vida profissional. E ela parecia péssima pra mim!

Mesmo querendo desistir, não pude! Perdi as contas de quantas vezes ouvi: – Falta tão pouco pra acabar, não desiste não!

Hoje formada e aprovada na OAB, continuo odiando o curso e a profissão de advogado. Apesar de ser uma profissão digna, não tem nada a ver comigo.

Quando eu olho para trás, me arrependo de não ter pensado melhor, deveria ter feito um cursinho pré-vestibular, ter ido visitar uma faculdade de Direito, conversar com pessoas que fizeram essa faculdade. Na época eu não tinha maturidade para isso,  e fui um pouco influenciada.

Quanto ao mercado de trabalho, tem advogado saindo pelo ladrão… É muita gente, mas poucos são os que realmente  gostam do que fazem. Então, se você GOSTA se joga! Aqueles que gostam/se interessam, acabam se destacando. 😉

Três verdades sobre o mercado de trabalho:

  • Os advogados recém formados ganham pouco;
  • Bacharel em Direito não é nada, apenas bacharel em Direito – você vai poder fazer concursos, talvez conseguir um emprego de analista;
  • Trabalhar em um escritório grande é super estressante e, sim, as pessoas vão passar por cima de você.

 

Espero que tenham gostado do post. 🙂

Acho que vou fazer mais alguns posts sobre o assunto! Se tiverem alguma dúvida deixem aqui nos comentários, vou adorar responder.

Beijos e até mais!

 

18 comentários sobre “Opinião: Faculdade de Direito

  1. Poxa, deve ser muito triste escolher uma profissão e não gostar dela… Acabei o 3º ano esse ano e morro de medo de escolher a faculdade errada, mas acho que de tanto que eu já pensei, não tem erro! (tomara). Espero que você se encontre em outra profissão, porque fazer o que não gosta deve ser muito estressante :/
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    Curtido por 1 pessoa

  2. Meu sonho sempre foi fazer Direito e prestar concurso pra Promotora de Justiça. Eu amo a área de Direito(mesmo sabendo q tem roubalheiras e mentiras, MAS em toda profissão vai ter, vc quem decide qual tipo de profissional vai ser) , estou terminando o 3 ano do Ensino Médio e quero fazer. Mas olha, vc é nova, faça algo que te deixe feliz e satisfeita. Volte a estudar e curse algo que te dá prazer. É mt ruim qnd fazemos algo obrigado ou por pura falta de opção. Boa sorte! E não desista nunca 🙂 Ah, faz mais post sobre o seu trabalho nessa área, vou amaaaaaar ler ❤ Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Que bom que você gosta, torço para que você consiga realizar seu sonho! 🙂

      Sim sim, estou a procura de algo que me deixe feliz profissionalmente. Não vou desistir não!

      Que bom que gostou do post. Vou fazer outros sim!

      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Sou advogada há 15 anos e te digo: eu ODEIO essa profissao de merda, com o perdao da expressao. Mas tudo o que vc falou é verdade, só acrescento o fato de que a gente trabalha sempte dependendo do trabalho mal feito dos outros e vivemos atolados em burocracias desnecessarias. Eu estou partindo pra fotografia, mas já estou tao presa à advocacia que nem sei por onde largar. Se quiser um ombro amigo, estou aqui, a gente pode chorar junto. Rs bjos

    Curtido por 1 pessoa

  4. Nunca foi meu sonho estudar direito, hoje no final do quarto semestre percebi que eu realmente gosto, mas é sempre difícil. Sempre pensei que direito não era pra mim, mas ainda estou no inicio, com o decorrer do tempo veremos no que vai dar. Imagino como deve ser ruim você pensar que tal coisa sempre foi o que você queria e no final você acaba percebendo que não era nada daquilo que o que realmente queria. Só tenho um conselho, fazer o que ama é sempre melhor, talvez o que seja pra ser seu te encontre! Nunca desista, rumo a mais um diploma, e que dessa vez seja o que você procura! Boa sorte.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gostei muito do post *.* Não é só em direito, vários amigos meus administradores já passaram por poucas e boas com pessoas querendo passar uma por cima das outras e realmente quando a gente se forma o salário não é la essas coisas. Mas pretende fazer outra faculdade? Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Toda profissão tem seus problemas e, quando nós gostamos dela, conseguimos seguir em frente.
      O problema é quando você não gosta e não consegue se ver fazendo aquilo no futuro…
      Quanto a sua pergunta, não irei fazer outra faculdade não! Mas já estou fazendo alguns cursos que irão me abrir portas para um emprego que tenha mais a ver comigo! 🙂

      Beijos

      Curtir

  6. Eu achei sensacional sua sinceridade! Muitos acabariam dizendo “Apesar dos pesares” mas você é bem sóbria sobre aquilo que pensa e vive.
    Eu iniciei Psicologia, e até gostava do curso.. Mas.. Sabe.. Não fluía e eu ia muito mal nas matérias. História sempre foi minha primeira opção mas devido ao medo de um mercado de trabalho ruim acabei optando por Psicologia… Bom.. Umas voltas na minha vida acabaram impedindo que eu conseguisse pagar o Curso de Psicologia e entrei em História, resultado: Estou me Formando com muito gosto e Orgulho!

    Espero que encontre seu caminho ~~

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olha, me identifiquei demais com teu post. Sou advogada há 15 anos e o que tenho a acrescentar é que, além de tudo o que você já mencionou, Direito é pra quem gosta de burocracia, de enxugar gelo e depender do trabalho mal feito dos outros pra resolver a vida das pessoas. Infelizmente essa é a triste realidade. Estou louca para pular fora, mas é aquilo, né…é o que eu sei fazer de melhor, e a vida tá difícil. Mas um dia conseguiremos largar essa cachaça!
    bjos

    Curtido por 1 pessoa

  8. Acho uma belíssima sacanagem fazer a gente escolher nossas carreiras tão cedo, sem nem nos conhecermos direito. Estou indo para o terceiro curso de graduação, por conta disso, e sem nenhuma garantia de não passar por um quarto/quinto/sexto… hahaha
    Não vejo problema em começar de novo, talvez eventualmente chegue a sua hora de tentar outra coisa 😉 Basta saber o que se quer, né !

    http://www.clichedechocolate.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    • Pois é, eu era muito imatura quando decidi. Esse foi um dos motivos para eu ter escolhido a profissão errada.
      Que bom que você não tem medo de recomeçar, tentar coisas novas! Eu não sei se sou tão ousada assim. 🙂

      Obrigada pelo comentário!

      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

