Cães: Dálmata

Oi pessoal,

provavelmente vocês não sabem, mas eu AMO cães e sou apaixonada por dálmatas. 🙂 Hoje resolvi falar para vocês um pouco da minha experiência com a raça e tentar esclarecer algumas dúvidas.

DSC_0400

DSC_0397

Gaúcho e Pingo

 

Tenho um dálmata de 4 anos que é super bonzinho e fofo. Não é porque é meu cachorro, todo mundo que conhece fica apaixonado por ele… ❤ É um cão super dócil que se dá bem com crianças e outros cães. Ele já apareceu aqui no blog!

DSC_0413

Só que nem sempre foi assim, ele era beeeeeem levado quando filhote e nós aqui em casa tivemos que ser bem rigorosos na educação dele. Geralmente os cães da raça são levados, já perdi a conta de quantas vezes ouvi comentários de pessoas dizendo que não gostavam da raça por esse motivo. Tudo é uma questão de criação!

Um ponto negativo da  raça é que os dálmatas soltam MUITO pêlo! E não há banho e escovação que dê jeito. Sempre cai!

Outro ponto negativo é que os cães da raça tem tendência a desenvolver problemas urinários e renais. O meu cachorro passou mal e precisamos levar ao veterinário. Ele estava cheio de cálculos na bexiga e precisou se submeter a uma cirurgia para retirada. Três dias internado, cirurgia, ultrassonografia e depois de tudo, ainda temos que dar ração “urinary” por alguns meses para evitar a  formação de novos cálculos. E o cuidado vai ser para sempre!

Os dálmatas precisam de muito espaço, gostam de correr e brincar! Eu cheguei a morar com o meu dálmata em apartamento quando ele era filhotinho, mas foi duro! Ele não parava quieto. Agora que ele mora em um sítio, é outro cachorro. Muito mais tranquilo.

A minha principal preocupação ao comprar um filhotinho de dálmata foi verificar se ele não possuía nenhum problema auditivo, pois é outro problema muito comum na raça. Inclusive, li alguns artigos na internet que diziam que a surdez em dálmatas pode ser associada com a cor dos olhos do animal. Quanto mais claros, maior a propensão à surdez. Leia mais sobre o assunto aqui e aqui!

DALMATA DALMATIAN (1)

Vocês já tiveram um dálmata? Gostam da raça?

Se houver alguma dúvida sobre a raça, deixa aqui nos comentários que ajudo no que puder. Combinado?!

Ahhhhhhh! Já ia esquecendo… O Pingo tem um Instagram! Entra lá! @101.spots  🙂

Beijos e até mais!

14 comentários sobre “Cães: Dálmata

  1. Amei o post!! Amo dálmatas também. Tenho 2. Jolie e Cookie. Jolie tem 5 anos e um amor. O olho é bem claro(um verde mais para o amarelado) e Cookie tem 5 meses e é um monstro de enorme. São as coisas mais fofas e levados do mundo. Sou louco pela raça. Dálmata é minha raça favorita! Um beijo…

    Curtir

  2. Bruna, também amo cães! Estou inclusive procurando alguma instituição que cuide de animais de rua aqui por onde eu moro para me voluntariar.
    Já tive ao todo 6 cachorros, mas somente 2 ainda estão vivos: 2 vira-latas, 2 cocker spaniel inglês, uma akita inu e uma collier. A raça collier é a mais problemática de todas, apresenta muitos problemas. A minha, encontramos na rua, os antigos donos a tinha abandonado pois ela estava doente; cuidamos de todos os seus problemas, e ela viveu mais uns 5 anos conosco antes de morrer de velhice. Ao dar banho não podíamos deixar uma única parte úmida, senão abriam feridas imensas na pela dela que era muito difíceis de cicatrizar, e pelos então…. também soltava muito! Rs
    Mas não importa o trabalho que tenhamos, é sempre maravilhoso ter um cachorro!
    Beijo!

    http://www.costurandosemagulha.com

    Curtido por 1 pessoa

  3. Desde crianca nunca uma raca de caes me encantou tanto como um dámata! Eu achava que o dálmata, assim como a zebra, devia ser uma animal divertido, bem humorado… como se nao pertencesse muito bem à realidade com aquela fantasia deliciosa em preto e branco :-))

    Curtir

Deixe um comentário

